filmes-dirigidos-por-mulheres-agnes-varda-analinsando
Filmes,  Resenha

Dicas de filmes estrangeiros dirigidos por mulheres

Filmes dirigidos por mulheres estão em ascensão, mas ainda assim a representatividade é pequena e as bilheterias também, em comparação aos dirigidos por homens. 

Aqui vão algumas dicas de filmes dirigidos por elas e que valem muito a pena assistir. Vamos fortalecer o trabalho das mulheres e encontrar cada vez mais muitas de nós no topo. ❤


As Virgens Suicidas – Sofia Coppola

O casal Lisbon é muito religioso e rigoroso, fazendo com que suas 5 filhas sejam reclusas, sem poder usufruir dos prazeres da adolescência como outras de sua idade. No entanto, a superproteção leva a transtornos psicológicos irreversíveis e consequências desastrosas.

filmes-dirigidos-por-mulheres-agnes-varda-analinsando
Foto: Reprodução/Vice

The Babadook – Jennifer Kent

Amelia é uma viúva que tem que criar seu filho de 6 anos sozinha. O garoto começa a ter comportamentos estranhos desde que achou um livro chamado Babadook. Nesse terror que também é um tanto psicológico, Amelia deve aprender a lidar com seu filho rebelde e suas dúvidas sobre o amor na maternidade.

Foto: Reprodução/À Pala de Wash

Selma: Uma luta pela igualdade – Ava DuVernay

Conta a história de Marthin Luther King Jr e sua passeata histórica e perigosa no Alabama um dos estados mais racistas dos EUA, desde Selma até Montgomery.

filmes-dirigidos-por-mulheres-agnes-varda-analinsando
Foto: Reprodução

Aquário – Andrea Arnold

Mia é uma adolescente rebelde com um sonho: ser dançarina. Sua vida muda após o namorado de sua mãe começar a apoiar o seu sonho.

Foto: Reprodução/Empire

Orlando – A mulher imortal – Sally Porter

Orlando é condenado a permanecer para sempre jovem. Sendo assim, com o passar dos séculos experimenta de tudo um pouco, como mudança de gênero e personalidades.

Foto: Reprodução/Filmes LGBT+

Persépolis – Marjane Satrapi

Uma animação sensível, que conta a vida de uma jovem iraniana que se revolta com as imposições dos fundamentalistas religiosos no seu país, principalmente em relação às mulheres. 

filmes-dirigidos-por-mulheres-agnes-varda-analinsando
Foto: Reprodução

O Piano – Jane Campion

Ada é uma mulher sofrida e que vive na Nova Zelândia recém- colonizada. Com um casamento infeliz, sua única alegria é o piano, o qual seu marido se recusa a trazer para casa. Um rapaz adquire seu piano e só o devolverá com uma condição: que Ada o ensine a tocar.

Foto: Reprodução

Precisamos Falar Sobre o Kevin – Lynne Ramsay

Eva é uma mulher que sofre com depressão pós-parto e possui uma relação difícil com o filho. Kevin torna-se um adolescente rebelde e responsável por uma tragédia na escola onde estuda. Assim, Eva precisa lidar com a rejeição da comunidade e acaba pegando a responsabilidade dos atos do filho para si.

filmes-dirigidos-por-mulheres-agnes-varda-analinsando
Foto: Reprodução/Adoro Cinema

Cleo das 5 às 7 – Agnes Varda

A cantora Cleo faz um exame para detectar um câncer, cujo resultado sai em 2 horas. Das 5 as 7, ela anda pela cidade pensando em como irá reagir caso tenha a doença e acaba conhecendo um jovem militar que está prestes a partir. 

Foto: Reprodução

Psicopata Americano – Mary Harron

Um jovem possui uma vida dupla: de dia, é um profissional bem sucedido e a noite, um serial killer. O motivo de seus crimes é um só: ele não suporta ver ninguém mais bem sucedido que ele. 

Foto: Reprodução

Lady Bird – Greta Gerwing

Christine quer a liberdade, mas a mãe corta suas asas. Ela passa por tudo o que é típico da adolescência, enquanto tem constantes desentendimentos com a mãe em relação ao seu futuro. 

Foto: Reprodução/Veja

Às Cinco da Tarde – Samira Makhmalbaf

Após a queda do regime Talibã, uma jovem desafia seu pai e vai para uma escola não-religiosa, onde tem influências de professores que ensinam a cultura ocidental, fazendo com que ela sonhe em se tornar presidente do seu país. 


Um site muito legal que fala somente de diretoras, com diversas dicas para todos os gostos: Mulher no Cinema. Confiram lá, vale muito a pena. ✿

Para mais listas e dicas, clique aqui.