filmes-de-esportes-analinsando
Filmes,  Resenha

10 dicas de filmes de esportes

A NFL começou e é minha liga esportiva favorita. 

Para quem não sabe, fui redatora de um site de futebol americano feito somente por mulheres, mas que infelizmente não segurou o forninho e acabou extinto. 

Porém, antes de gostar de escrever sobre isso, sempre curti também filmes que abordam essa temática. Afinal, esportes rendem boas histórias, principalmente de superação. 

Fiz uma resenha sobre a série da Netflix que conta a trajetória do grande time do Chicago Bulls nos anos 90.

Agora, uma listinha de outros filmes com histórias igualmente inspiradoras ou no mínimo, curiosas. 

Aí vão minhas 10 dicas de filmes de esportes para vocês curtirem.


Maldito Futebol Clube (The Damned United) 

Brian Clough (Martin Sheen) foi contratado pelo Leeds United para comandar a equipe nos anos 70, por conta do seu feito anteriormente com o Derby County, que saiu de time de segunda divisão para campeão inglês. Porém, Clough era extremamente autoritário e a sua permanência no Leeds durou 44 dias, que foram infernais. 

O mais bacana de tudo é que esse filme (baseado em fatos reais) conquista até quem não conhece muito futebol, principalmente o inglês. Bacana também para percebermos que não basta ter o melhor, se esse melhor não condiz com os seus princípios.


Hardball – O jogo da vida

Connor (Keanu Reeves) está com tudo perdido e devendo um dinheirão. A oportunidade para saldar a dívida aparece quando oferecem para ele um emprego de treinador de um time infantil de baseball de um conjunto habitacional. 

O ambiente transforma o homem, fazendo-o rever toda a sua vida e dar mais valor para a mesma. 


Por Amor (For Love of the Game)

Kevin Costner em um dos seus 176552 filmes sobre esportes dá vida ao personagem Billy Chapel, um lendário jogador em fim de carreira que atua pelo Detroit Tigers. Porém, o seu time foi vendido e os novos gerentes querem dispensá-lo. Ele precisa fazer um ótimo último jogo da temporada contra o NY Yankees depois de um acidente doméstico onde lesiona a mão. Junto com tudo isso, ainda tem a namorada que quer deixá-lo. 

Ou seja, ele precisa equilibrar a vida profissional, pessoal e afetiva, fazendo de tudo isso um jogo perfeito.


Campo dos Sonhos (Field of Dreams)

Kevin Costner (de novo) é Ray, um simples agricultor do Iowa, que vive sossegado com sua família. Um dia, ele ouve uma voz na plantação lhe dizendo “se construir, ele virá”. Com isso, também tem uma visão de um campo de baseball, o que faz com que Ray construa esse campo, na esperança de receber seu maior ídolo do esporte, Shoeless Jackson, jogador do Chicago White Sox que foi banido da liga por conta de um famoso escândalo de suborno. Jackson se materializa na frente de Ray e traz outros jogadores “fantasmas” para jogar. Nisso, a família precisa ir atrás do escritor Terence Mann, que é baseado em J.D Salinger e Archibald Graham, um médico que tinha o sonho de ser jogador de baseball, para poder resolver outros problemas, como o do risco de Ray perder a fazenda. 

Se você gosta de How I Met Your Mother, esse é um dos filmes citados na série, quando Marshall e Ted acham um absurdo quem não gosta dessa película.

Homens Brancos Não Sabem Enterrar (White Men Can’t Jump)

Teve um tempo que nos EUA o basquete era tratado como esporte de negros e periféricos. Ou seja, realmente, achavam que homens brancos não sabiam jogar basquete. Em um bairro de Los Angeles, Billy Hoyle e Sidney Deane se encontram e passam a se considerar os melhores jogadores da cidade. Porém, Sidney é branco e acaba enganando os oponentes, fingindo que não sabe jogar, mas destrói os jogos junto com seu parceiro Billy.  

O filme é uma comédia, mas não abre mão da crítica social, o que o torna um clássico para os fãs de basquete. 

filmes-de-esportes-analinsando


Moneyball – O homem que mudou o jogo

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Billy Beane, vivido por Brad Pitt, que foi um general manager do time de baseball Oakland Athletics. O desafio de Beane era formar um time competitivo para a Major League Baseball (MLB), mas seu orçamento era bem limitado.
Um dia, conhece um jovem economista que lhe mostra um sistema de estatísticas de jogadores, onde Beane começa a basear suas escolhas para trocas e drafts. A ideia ousada que no começo era uma piada, começou a dar certo e Beane teve seu valor reconhecido ao receber uma proposta do gigante Boston Red Sox para gerenciar a franquia.

filmes-de-esportes-analinsando


A Grande Escolha (Draft Day)

De novo o Kevin Costner, que deixou o emprego de segurança da Whitney Houston e foi se aventurar no esporte. Aqui, ele é general manager do Cleveland Browns, time que vinha ruim na temporada (seria história real?) e ele precisa usar de todas as suas artimanhas no draft para reformular o time. Legal para quem curte NFL a mais tempo ver como funcionam os bastidores do draft e ver que nem sempre o melhor do College pode ser o melhor para o seu time. 


Um Sonho Possível (The Blinde Side)

Esse drama biográfico conta a história de Michael Oher, conhecido como Big Mike. Piá da periferia, mãe viciada e amigos de gangues, Big Mike conheceu uma família milionária, que descobriu nele o potencial para ser jogador de futebol americano. O filme conta a história toda com atores e no fim, mostra imagens reais de quando ele foi selecionado no draft para jogar com o Baltimore Ravens. 


Invictus

Este também é um drama biográfico, mas dessa vez falando do rúgby. Após o apartheid, Nelson Mandela ainda tem de lidar com uma África do Sul dividida e para isso, usa o esporte para unir os povos. Com a ajuda do capitão da seleção sul africana de rúgby, François Pienaar, Mandela estimula todos a se juntarem em um só grito, ao torcer para o seu país na Copa do Mundo de Rúgby de 1995. 


Eu, Tonya (I, Tonya)

Tonya Harding era uma patinadora no gelo, mas não ficou famosa exatamente por isso. Acontece que ela foi acusada, junto com seu ex-marido e um comparsa, de bolar um plano para prejudicar a carreira de sua rival, Nancy Kerrigan. Os dois homens armaram uma emboscada para Nancy e acabam machucando gravemente seu joelho. Nos tribunais, Tonya é banida em definitivo do esporte.

filmes-de-esportes-analinsando

Tem algum outro filme de esporte que você goste e não tenha aparecido na lista? Me conte! ✿